Sobre

Produções escritas, culturais e fotográficas

Por Marlon Marcelo e Samuel Avelar Júnior

O grupo “Festas, modos de vida e cosmologias” dedicou-se ao estudo das diversas formas de (re) existir das comunidades negras e afro-indígenas nos territórios de Minas Gerais, em um contexto de diálogo diaspórico com outras regiões do país e do mundo transatlântico. Os pesquisadores investigaram os rituais e festividades, como carnavais, festas do Rosário, Jongos, Congados, Candombes, Terreiros, Quilombos, Marujadas, Reisados, Festas de boi e Folia de Reis, explorando suas dimensões político-sagradas e seu papel na construção da identidade e do pertencimento das comunidades.

Partindo do conhecimento da Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira – MG e Doutora em Comunicação Social por Notório Saber, Pedrina de Lourdes Santos, o grupo dialoga com epistemologias ancestrais para enriquecer nossa compreensão das festas e da vida como elementos fundamentais para o povo negro e afro-indígena”.

Os diversos encontros promovidos pelo grupo resultaram na produção propositiva do podcast “Aweto-Erreré: Festas, Modos de Vida e Cosmologias Afro-Indígenas”. A temporada está organizada em oito episódios, abordando a produção epistemológica e as experiências dos povos tradicionais negros e afro-indígenas, além de divulgar esse conhecimento de maneira acessível em plataformas digitais. Os roteiros e as gravações estarão disponíveis no site Passados e Presentes, enquanto os programas editados poderão ser acessados tanto no site quanto em diversas plataformas de áudio.

Acessar o conteúdo