Por Simone de Assis
“Olha o Congo de Minas/Congo de Minas Gerais/Nessa terra quem tem fé e é filho de Congo/Balança, mas não cai.”
Em Cambuquira, ao Sul de Minas Gerais, o modo de vida das pessoas conectadas aos saberes do Rosário acontece por meio do ciclo festivo e cosmológico, que ocorre entre os meses de abril e novembro. Os detentores culturais desta vivência fazem parte da Irmandade Nossa Senhora do Rosário – INSR e do Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Família dos Gatos.
O ciclo do Rosário se abre no Sábado de Aleluia, em consonância com o calendário lunar e com práticas afro-religiosas. Acontece a reza do terço e ritos internos, depois, os toques e danças congadeiras ganham a dimensão do espaço público na cidade. No dia seguinte, no Domingo de Páscoa, há ensaios e a sequência da abertura do tempo sagrado.
Os Congados cambuquirenses cumprem compromissos de fé junto à Festa de São Benedito em Aparecida do Norte, na terra e santuário da santa preta, em São Paulo. Geralmente este evento é realizado no mês de abril. Consideramos que se trata de um dos maiores encontros congadeiros do Brasil.
O próximo ato de fé dos grupos do Rosário em Cambuquira, é fundamentado pela ancestralidade do dia 13 de maio, quando a comunidade congadeira promove a Festa da Abolição e do Congo Velho, em memória aos saberes afro-diaspóricos que sobreviveram aos terríveis processos da escravização. Além disso, lutaram pelo direito à liberdade e à cidadania.
A comunidade congadeira participa de um circuito de viagens entre os meses de abril, junho, julho, agosto e setembro, a fim de celebrar as festas dos Reinados e Congados das cidades mineiras de Natércia, Machado, Jesuânia, Silvianópolis, Turvolândia, Espírito Santo Dourado, São João da Mata, dentre outras.
A Festa do Rosário cambuquirense ocorre no mês de outubro, no intervalo de sete dias. Trata-se do tempo de maior confluência ancestral, em que os mastros (Minkisi) de Nossa Senhora do Rosário, da INSR, e, o mastro de São Benedito, do terno de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, são levantados no período da festividade. Os Minkisi ativam os quadrantes do interior da terra e do céu, em uma espécie de portal sagrado, na confluência de mundos entre humanos, não humanos e ancestrais. Há cafés e almoço festivos pela cidade. Reinados, Congados e Congadas de outras localidades participam e prestigiam o sétimo e último dia da festa, no domingo. Momento em que ocorre a descida dos mastros e os procedimentos que dão início aos rituais de encerramento do ciclo cosmológico daquele ano.
Em novembro, no mês da Consciência Negra, a prefeitura de Cambuquira promovia a Festa das Congadas. Todavia, nos últimos anos, ocorreu a Roda de Congo, organizada pela Associação Cultural Afro-Cambuquirense. É neste mês, em confluência com os movimentos sociais de negritude, que ocorre a conclusão do ciclo sagrado e festivo na territorialidade cambuquirense, fechando o tempo do Rosário até o próximo ano. Salve Maria!

Acervo: Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Cambuquira-MG
Autora: Aline Guerra
Descrição: O enquadramento fotográfico mostra o portal estabelecido pela cultura material e imaterial dos mastros (Minkisi) de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, tendo ao centro a guarda do Congo Irmandade Nossa Senhora do Rosário, na festa do Rosário em Cambuquira.

Acervo: Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Família dos Gatos
Autora: Aline Guerra
Descrição: Festa do Rosário em Cambuquira, realizada na igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em outubro de 2023.

Acervo: Irmandade Nossa Senhora do Rosário
Autora: Aline Guerra
Descrição: Irmandade Nossa Senhora do Rosário na Festa das Congadas em Cambuquira MG. Novembro de 2023.

Acervo: Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Família dos Gatos
Autora: Aline Guerra
Descrição: Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da
Família dos Gatos, na Festa das Congadas em Cambuquira-MG. Novembro de 2023.

Acervo: Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Família dos Gatos
Autora: Aline Guerra
Descrição: Rainha Conga Larissa Gatti e Rei Congo Leandro Barros no Reinado Congo em Cambuquira-MG, com a presença de grupos dos municípios de Campanha, Lambari, Conceição do Rio Verde, além dos ternos cambuquirenses. Novembro de 2023.