Por Carolina Martins
O Bumba meu boi é uma manifestação cultural encontrada em diferentes partes do país, inclusive em Minas Gerais. Em geral, a brincadeira consiste na representação da morte e ressurreição de um boi e apresenta como personagens o Pai Francisco, a Mãe Catirina, o amo da fazenda, os indígenas e outros, que podem variar de acordo com a região e com o grupo que organiza o cordão. Apesar das imagens serem referentes à brincadeira maranhense, elas trazem elementos que podem nos ajudar a compreender a constituição de relações afro indígenas no passado e as formas como essas relações são comumente representadas nas manifestações da cultura popular brasileira e mineira.

Acervo: Carolina Martins
Autora: Carolina Martins
Descrição: As índias do boi são personagens presentes na brincadeira do bumba meu boi maranhense. Na imagem, observa-se a presença de quatro jovens integrantes do grupo Bumba meu boi de Iguaíba vestidas de índias do boi, na ocasião das festividades de São Marçal, em São Luís do Maranhão.

Acervo: Carolina Martins
Autora: Carolina Martins
Descrição: No ciclo do bumba meu boi, há um ritual denominado de morte de boi. Esse ritual apresenta variações, conforme a região em que é realizado. Na imagem a seguir, o personagem Pai Francisco efetua a morte do boi, denominada de “morte de esbandalhar”, que consiste na quebra do boi brinquedo. Suas partes são divididas, de forma teatral, aos participantes do ritual. A morte de boi registrada na imagem foi realizada na sede do Boi de Cajapió, localizada em São Luís do Maranhão.

Acervo: Bumba meu boi de Pindaré
Autor: Pablo Monteiro
Descrição: Na imagem, observa-se duas jovens representando as índias do boi segurando o boi brinquedo em uma apresentação do grupo Boi de Pindaré, em um arraial junino na cidade de São Luís do Maranhão

Acervo: Carolina Martins
Autora: Carolina Martins
Descrição: Na imagem, o mestre Rokran Akroá Gamella, também conhecido como Antônio de Marciro, do povo indígena Akroá Gamela. Ele é o patrão do boi União do Povo/Turma de Santeiro. O registro foi feito na T.I Taquaritiua, no município de Viana-MA.

Acervo: Carolina Martins
Autor: Desconhecido
Descrição: Na Amazônia brasileira, nas religiões de matriz africana/afroindígena considera-se a existência dos Encantados, entidades espirituais recebidas em transe mediúnico. São caboclos, índios, gentis (nobres) ou voduns e que, geralmente, se apresentam como pessoas que já tiveram vida terrena e que, por algum motivo misterioso, desapareceram, ou seja, se encantaram. Muitos também se apresentam como encantados em forma de animais, como pássaros, onças, lagartixas, cobras, botos, etc. As Encantarias (ou Encantaria) são os lugares onde vivem os Encantados. Uma Encantaria pode ser um rio, uma praia, uma pedra, um lago, a mata. Na imagem, a mãe de santo Marlene Souza, da Tenda Espírita Umbandista da Cabocla Jurema, localizada em São Luís, incorporada com uma encantada.