Podcast: Aweto-Ererré

Por André Luiz Ribeiro de Araújo e Samuel Avelar Jr.

O Grupo Festas, Modos de vida e Cosmologias é composto por pesquisadoras/es, professoras/es e a detentora Pedrina de Lourdes, considerada a primeira capitã de Massambike do Estado de Minas Gerais.

As ações do grupo foram construídas de forma coletiva entre janeiro de 2022 a dezembro de 2025 e fazem parte do projeto de pesquisa Passados Presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em Minas Gerais.

Entre as atividades principais do grupo estão os diálogos epistêmicos para a construção dos roteiros e produção do podcast intitulado como Passados Presentes: Aweto-Ererré. As temáticas dos programas apresentados no podcast foram as festas Kandomblé, Umbanda, Kimbanda, Saberes do Rosário (Reinados e Congados), festas de Folia e Reisados, Bumba meu Boi, Clubes Negros e Carnaval.

Além da capitã Pedrina, o grupo ainda contou com a participação dos/as detentores/as, Embaixador Jeremias Brasileiro, Mãe Ana de Iansã e o Babalorixá Rhonnel os/as quais colaboraram com a produção dos podcasts sobre as festas pesquisadas.

O título do podcast, “Aweto-Ererré”, combina a saudação do idioma quimbundo, que significa “que aconteça da melhor maneira”, e do idioma Ithok, do tronco macro-jê, usado para desejar algo bom e bonito a alguém.

Dessa forma, convidamos vocês a escutarem o primeiro episódio, intitulado “Os emaranhados das religiões afro-brasileiras: Kandomblé, Umbanda e Kimbanda.”

Descrição do primeiro episódio

O podcast faz parte do projeto Passados Presentes: Patrimônios e Memórias Negras e Afro-Indígenas em Minas Gerais, aprovado no edital Pró-Humanidades do CNPq. Seu objetivo central é fornecer subsídios para políticas públicas de salvaguarda e valorização dos patrimônios negros e afro-indígenas de Minas Gerais, promovendo diálogos epistêmicos entre universidades, escolas, detentores dos patrimônios, comunidades tradicionais e gestores públicos ligados às políticas de patrimônio.

No primeiro episódio, mergulhamos nos emaranhados das religiões afro-brasileiras, atravessando caminhos do Kandomblé, da Umbanda e da Kimbanda, em suas conexões entre o Brasil e o continente africano. Participam da conversa a Capitã Pedrina de Lourdes, o Babalorixá Rhonnel, Mãe Ana de Iansã e Carolina Martins — pesquisadora do grupo e também vivente da Umbanda — que compartilham experiências e reflexões sobre ancestralidade, resistência e espiritualidade.

O roteiro desse podcast foi produzido pela, pelos pesquisadores Sá Rainha Konga Ana Luzia da Silva Morais, Samuel Avelar Júnior, Simone de Assis, André Luiz Ribeiro de Araújo, Christine Douxami, Sidnea Francisca dos Santos – Negrinha do Rosário, Marlon Marcelo, Lívia Monteiro, e pela detentora cultural Capitã Pedrina de Lourdes Santos

A direção do programa foi responsabilidade de Sá Rainha Konga Ana Luzia da Silva Morais, Capitã Pedrina e Samuel Avelar Jr.

A edição foi realizada por Larissa Munck.

A produção foi de Samuel Avelar Jr. e a locução de Simone de Assis.

Se você tem interesse em saber mais sobre os diálogos construídos entre os pesquisadores e os detentores culturais, acesse o site Passados e Presentes. Vá até a aba ‘Festas, Modos de Vida e Cosmologias’ e confira todo o conteúdo: Passados Presentes – MG

Acessar o conteúdo