II Seminário Interno Passados Presentes MG

Relato de Experiência – Por Ana Luiza da Silva Morais

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo.” Provérbio Africano.

Estou ainda muito afetada pelos resultados deste projeto e por tudo que vivemos juntxs neste final de semana. Toda vez que penso nesta travessia eu me emociono. Vencemos uma pandemia recebendo balões de oxigênio nas sextas-feiras, e ao respirar com mais facilidade, sonhamos juntxs e no meio de tantas dificuldades encontramos possibilidades de construir uma Universidade que busca valorizar a existência das nossas comunidades tradicionais, e isso não é pouca coisa.

Agradeço de verdade a cada um(a), que me acolheu com palavras generosas, ser uma mulher preta intelectual que caminha por mundos tão distintos não é fácil, inclusive me reconhecer uma intelectual é um outro desafio que o racismo e o epistemicídio nos coloca. Então, as palavras de vocês me ajudam a vencer as violências. Gratidão por tudo e por tanto.

Agradeço de modo especial a todos os nossos ancestrais e antepassados por ter nos impulsionado e nos guiado nesta caminhada. Agradeço a N’zambi, a Nossa Senhora, a São Benedito e Santa Efigênia, a todos Nkisi, Orixás e Voduns, a todos os guias e espírito de luz pela proteção e auxílio.

 Agradeço aos mestres(as) detentores(as) intelectuais dos conhecidos tradicionais, Pedrina Santos, Ana Maria de Paula Cruz, Pedro AAntônio da Gama Catarino e Babá Rhonnel Américo Silva eu estou aprendendo a viver melhor porque conheci os Senhores e as Senhoras. Minha eterna gratidão!!!

Agradeço ao CNPq e as instituições parceiras por contemplar o nosso projeto com o recurso necessário a Professora Hebe Mattos e todos os membros da equipe gestora Jonatas Ribeiro, João Paulo Lopes, Lívia Nascimento Monteiro, Josemeire Alves. Agradeço a potência do trabalho desenvolvimento pela Tayane Oliveira, Simone de Assis, Diana Souza e todos os bolsistas do Labhoi- UFJF, desculpe-me por não saber o nome de todos (as).

 Agradeço o trabalho importantíssimo dos moderadores(as) de grupo Samuel Avelar e Simone de Assis, Joyce Santos e Paulo Andrade Campos, Luiz Gustavo Santos Cota, Hebe Mattos e Lívia Nascimento Monteiro.

Agradeço aos Professores Consultores Silvia Brügger, Danilo Ferretti, Vanicléia Silva Santos, Keila Grinberg, Christine Douxami e Martha Abreu que nos encorajam, nos provocam e nos ajudam a construir uma Universidade melhor.

Agradeço a todos os pesquisadores (as), professores(as) que priorizaram em meio ao cansaço da labuta cotidiana, os nossos diálogos e produções. Neste universo de disputas e vaidades fizemos o exercício doloroso e sincero de produzir coletivamente em uma dinâmica horizontalizada.

Agradeço ao Rafael pela construção do site e todos os técnicos que nos ajudaram a construir o repositório.

Agradeço a equipe Organizadora do Seminário I e II. Vocês são inspiradores.

Agradeço aos bolsistas do Labhoi- UFJF, Lis- UFSJ, Diana Souza, Frederico e Simone de Assis pelos lindos registros.

Agradeço a todxs pelo samba, pela cantoria, pela bebedeira, abraços, cuidado, olhares e as boas risadas.

Ao meu irmão e Babá Rhonnel Américo Silva e toda a sua família espiritual eu agradeço o acolhimento e a organização impecável, conhecendo bem vocês e me sentindo parte desta família eu sabia que não seria diferente.

Ao Zé Mulatinho meu amigo, companheiro e conselheiro agradeço os ensinamentos e a proteção. Obrigada por tudo, Zé!

Vamos continuar sonhando, celebrando e divulgando os resultados…

Foto 1: II Seminário Passados Presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em Minas Gerais. Registro: Frederico Lopes. 2025.

Acessar o conteúdo