Por Aline Guerra
“Afrodiálogos – as viagens da Congada”, foi resultado de um longo trabalho tecido por muitas mãos. Como tudo na Congada, essa foi uma construção coletiva. A partir do diálogo entre Aline Guerra, Mariângela Catão e Maurinho da Congada, o projeto foi cuidadosamente pensado e em seguida abraçado pela comunidade congadeira campanhense e sul-mineira.
O filme é o registro de duas rodas de Congo realizadas nos dias 1°e 2/06/2024. A primeira contou com a presença de mestres de Campanha, Lambari, Jesuânia, Cambuquira e Machado. Na segunda, estiveram presentes os jovens e as crianças do Terno Mirim Pequeninos do Rosário de Maria, de Campanha.
Durante as rodas, cantamos as cantigas, pontos e toadas da Congada e, também discutimos um pouco sobre a comunicação entre as cidades do sul de Minas Gerais, bem como sobre as dificuldades e as soluções encontradas para realizar as viagens que os ternos fazem todos os anos. Falamos também da força da ancestralidade e da esperança na continuidade da tradição a partir dos jovens.
Esperamos que gostem! Bom filme! 🎬😊🥁
Criação, Roteiro, Direção e Produção Executiva: Aline Guerra da Costa Luiz Mauro Dias Jr. (Maurinho da Congada) Mariângela Catão dos Santos Silva.
Operação de câmera, som e edição: MP Produções.
Intérprete de LIBRAS (linguagem brasileira de sinais): Mari Marques.
Este filme foi produzido a partir de recursos do FEC (Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), edital Afromineridades 01/2023, projeto nº 2023.2301.0056 2024.
Este filme também teve o financiamento do PROJETO PASSADOS PRESENTES: PATRIMÔNIOS E MEMÓRIAS NEGRAS E AFRO-INDÍGENAS EM MINAS GERAIS, contemplado pelo Edital Pró-Humanidades. Chamada nº 40/2022, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Processo 421223/20227, sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora.