Por André Luiz Ribeiro de Araújo e Samuel Avelar Jr.
O Grupo Festas, Modos de vida e Cosmologias é composto por pesquisadoras/es, professoras/es e a detentora Pedrina de Lourdes, considerada a primeira capitã de Massambike do Estado de Minas Gerais.
As ações do grupo foram construídas de forma coletiva entre janeiro de 2022 a dezembro de 2025 e fazem parte do projeto de pesquisa Passados Presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em Minas Gerais.
Entre as atividades principais do grupo estão os diálogos epistêmicos para a construção dos roteiros e produção do podcast intitulado como Passados Presentes: Aweto-Ererré. As temáticas dos programas apresentados no podcast foram as festas Kandomblé, Umbanda, Kimbanda, Saberes do Rosário (Reinados e Congados), festas de Folia e Reisados, Bumba meu Boi, Clubes Negros e Carnaval.
Além da capitã Pedrina, o grupo ainda contou com a participação dos/as detentores/as, Embaixador Jeremias Brasileiro, Mãe Ana de Iansã e o Babalorixá Rhonnel os/as quais colaboraram com a produção dos podcasts sobre as festas pesquisadas.
O título do podcast, “Aweto-Ererré”, combina a saudação do idioma quimbundo, que significa “que aconteça da melhor maneira”, e do idioma Ithok, do tronco macro-jê, usado para desejar algo bom e bonito a alguém.
Dessa forma, convidamos vocês a ouvirem os episódios e a conferirem a gravação dos encontros que deram origem aos roteiros dos podcasts. Além disso, disponibilizamos o material didático “Prosa em festa: oficina de produção de podcast”.
Venham conferir!


