Por Ana Luzia da Silva Morais
O Reinado é uma manifestação religiosa afro-brasileira, o trabalho espiritual e a celebração festiva de um modo de vida ancestral africano que é o Rosário dos Pretos. O Reinado acontece em diferentes cidades de Minas e, em Oliveira, é realizado sempre na primeira semana de setembro, após o levantamento das bandeiras de aviso que antecedem os 30 dias, antes do Cortejo do Boi do Rosário, ritual que dá início ao Reinado.

Acervo: Pessoal de Sinhô Rei Congo Vander Lúcio Vitalino
Autor: Desconhecido
Descrição: Reis Congos de Nossa Senhora das Mercês e N’dandalunda Vander Lúcio Vitalino e Maria da Paixão (falecida em 2005) no palanque no dia do Reinado dedicado a ela. Oliveira, década de 90.

Acervo: Acervo Pessoal Sá Rainha Ana Luzia
Autora: Myriam Vilas Boas(falecida)
Descrição: Cortejo de vários ternos de Massambike e Congo de Oliveira,após a Missa Conga do Reinado. Entregando à Sá Rainha Konga Ana Luzia em sua casa.

Acervo: Pessoal do Sinhô Rei Vander Lúcio Vitalino
Autor: Desconhecido
Descrição: Capitão Mor do Estado de Minas Gerais Edson Tomaz, em um dos dias do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, na semana de Reinado em Oliveira, na porta de um residência em 1973, com a sua farda de Massambike, bastão, rosário de contas de saboneteira na cintura e faixa identificando o seu cargo.

Acervo: Casa de Cultura Carlos Chagas
Autor: Desconhecido
Descrição: Cortejo do Reinado em Oliveira, descendo a Av. Sebastião Aguiar, avenida que dá o principal acesso ao Bairro São Sebastião, bairro com maior população negra de Oliveira, lugar onde se concentra a maioria dos terreiros/quarteis dos ternos de Massambike, c Catopé, Congo e Vilão. A foto é possivelmente da década de 50.

Acervo: Pessoal Sá Rainha Ana Luzia
Autora: Ana Paula da Silva
Descrição: Cortejo do Reinado em Oliveira, chegando na Igreja São Sebastião para a celebração da Missa Conga da Festa da Abolição de 20.