Entre outubro e novembro de 2024, o Grupo Ensino de História e Materiais Didáticos, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ponte Nova, o Grupo Afro Ganga Zumba e a Associação Quilombola do Bairro de Fátima, uma formação continuada para do corpo docente da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.
A formação teve como tema central “Educação Escolar Quilombola: construindo práticas antirracistas e emancipatórias”, e foi ministrada pela Professora Juliana Pacheco de Oliveira, Mestra em Ensino de História (UFF), que atua como dinamizadora do Programa de Ensino de Cultura e História Africanas, Afro-Brasileira e Indígena na rede municipal de ensino de Cabo Frio e coordenadora de educação escolar quilombola e antirracista da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, estado do Rio de Janeiro.
As atividades tiviram como objetivo central fomentar a construção de uma matriz curricular quilombola na escola, além de dialogar sobre o livro que está sendo construído pelo projeto, que tem as memórias do senhor Pedrinho Catarino, conhecida liderança do quilombo, como principal referência.
Ao fim da formação, professoras e professores apresentaram atividades e planejamentos relacionados à temática, indicando diferentes aplicabilidades, não apenas do material que vêm sendo construído pelo Projeto Passados Presentes, mas diferentes materiais relacionados à história e cultura afro-brasileira.
Para além dos mencionados resultados, a atividade se apresentou como importante ação mobilizadora para a transformação das políticas, uma vez que ampliou as discussões sobre o reconhecimento formal das unidades escolares presentes no território da comunidade do Bairro de Fátima como quilombolas.
Em dezembro de 2024, através do Decreto 13.785/2024, o município de Ponte Nova indicou seu compromisso com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), ao reconhecer formalmente a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e do Centro de Educação Infantil Passo a Passo como escolas quilombolas. Tal fato possibilitará a construção de alterações nos projetos político-pedagógicos das escolas, de forma a aproximá-las das especificidades históricas, culturais, sociais e econômicas da comunidade do Bairro de Fátima.
Cabe destacar que esse importante avanço é fruto de diálogos construídos coletivamente, entre o Projeto Passados Presentes, a Associação Quilombola, o Grupo Afro Ganga Zumba, a Rede de Saberes Quilombolas da Zona da Mata e a Secretaria Municipal de Educação de Ponte Nova.




















