Raíssa Santos Valeriano. Para alguns, sou a menina formada em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) que recentemente ingressou no mestrado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para outros, sou a Raíssa que nasceu em 15 de junho de 2000, em Nova Friburgo, moradora das Casas Populares, e que sempre esteve ligada às artes, especialmente à dança e suas diversas modalidades.
Sou neta da Vó Vera (Vera Lúcia Santos da Conceição), dona do melhor tempero e das receitas mais deliciosas que já experimentei. Filha de Suellen Santos, aquela mesma que brilhou como Rainha da Corte do Carnaval de Nova Friburgo em 2004 e 2006, e de Rafael Valeriano da Silva, o famoso “Rafinha”, figura ativa no carnaval friburguense, sempre presente na harmonia ou na organização da escola de samba.
Minha família inteira tem uma forte ligação com o carnaval de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, e eu, que cresci como uma espectadora ávida, hoje me dedico como pesquisadora desse universo. Além disso, tenho grande interesse pela cultura afro-brasileira como um todo. Atualmente, sou pesquisadora voluntária no projeto Ensinar e dialogar sobre diferentes passados e presentes: ensino de História e materiais didáticos sobre os patrimônios, histórias e memórias afro-brasileiras em Minas Gerais. Este projeto é desenvolvido no Colégio de Aplicação (CApCOLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também faço parte do grupo de estudos CULTNA e do grupo de estudos Sambavivências, ambos compostos por pesquisadores que se dedicam à investigação da cultura afro-brasileira.