Por: Simone de Assis
HISTÓRICO:
O terno de Congada Irmandade Nossa Senhora do Rosário (INRS) foi fundado em julho de 2006 na cidade de Cambuquira-MG, tendo como presidente o Sr. Gilberto Luiz Carneiro e como vice-presidente a Sra. Sebastiana Selma Rodrigues (in memoriam). Os dizeres iniciais do Livro de Atas da INRS explicam que um dos propósitos do grupo é o “objetivo do fomento cultural, com apresentações das músicas e danças tradicionais das Congadas em nosso município Cambuquira e região”. Além da cultura congadeira, a organização estatutária do terno nos leva a compreender que o movimento associativo também é atrelado às experiências do sagrado afro-diaspórico.

Vejamos o Artigo 2º no Capítulo I do Estatuto: “a Associação tem por finalidades cultuar Nossa Senhora do Rosário, através das Congadas e Embaixadas, (…) promover ações religiosas e sociais.” A INRS é composta por mais de 60 integrantes e organiza-se em duas frentes: 1º) Enquanto Terno de Congada. Em que os cargos hierárquicos e do universo simbólico são apresentados da seguinte maneira: Mestre de Guia Gilberto Luiz Carneiro; Capitão de Canto Antônio Augusto Fidélis; Capitã de Mastro Tatiane Marciano; Bandeireira Maria Silvana Cornélia; Caixeiro de Guia Acilvano Silva; Capitão de Coroa Geraldo Cassimiro, Guardiã do Patrimônio Maria de Fátima Mariano; dentre demais cargos.

2º) Enquanto Associação Congadeira. O terno de Congada corresponde aos aspectos do sagrado ancestral, já a Associação diz respeito à dinâmica social, cultural e educativa. A música, nesse sentido, envolve ambos os espaços e os integrantes aprendem a tocar instrumentos percussivos, de cordas e de sopro a partir do convívio com os mestres dos saberes, que são fazedores de cultura e intelectuais orgânicos, que desenvolvem os talentos e virtudes através das vivências do cotidiano.

Festa do Rosário em Cambuquira-MG. Acervo do grupo. Foto: Aline Guerra. Outubro de 2023.
A indumentária do grupo é composta por calça branca e a blusa oscila conforme a orientação sagrada da festa. De modo geral, as blusas trazem a tonalidade de azul e branca, em consonância com os ritos de Nossa Senhora do Rosário. No entanto, há ocasiões em que as blusas são coloridas, com estampas em marrom e alaranjada, no tom terra ou verde, fazendo alusão a estampas étnicas de influência africana ou dos povos originários. A INRS, no Sul de Minas Gerais, mantém o modo de vida bantu-kongo conectada ao ciclo cosmológico do Rosário, com danças, cantos e ritualísticas de fé que ocorrem entre os meses de abril e novembro na cidade das Águas.


CITAÇÃO:
1 “objetivo do fomento cultural, com apresentações das músicas e danças tradicionais das Congadas em nosso município [Cambuquira] e região”. 2 -“a Associação tem por finalidades cultuar Nossa Senhora do Rosário, através das Congadas e Embaixadas, (…) promover ações religiosas e sociais.”
COMO CHEGAR: https://maps.app.goo.gl/ZUGCypesZRK4sLeM8
Rua XV de Novembro| 88 | Regina Coeli | Cambuquira, MG | 37420-000 | Brasil |
CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO:
Trilha dos saberes do Rosário e São Benedito em Cambuquira-MG. Na perspectiva de conhecer as sedes e os detentores culturais do patrimônio congadeiro cambuquirense.
REFERÊNCIAS:
BRASILEIRO, Jeremias. As crianças na Congada no Reinado no Congado. Uberlândia – Minas Gerais: Editora Subsolo, 2023.
IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, Terno de Congada. Cambuquira. Ata da reunião para os Termos de Abertura realizada no dia 8 de julho de 2006. Livro 01.
MORAIS, Ana Luzia da. Entre o Sagrado e o Intelectual: o som dos tambores e os caminhos de uma exposição contracolonial na formação de uma reinadeira. In: Museu Do Samba: 1º Encontro Internacional Samba, Patrimônios Negros e Diásporas. Samba em Revista. Ano 14. Nº13. 2022.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. São Paulo: USP, 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em estudos da tradução da USP. 2019.