Verbete: Terno de Congo Real

Por: Natália Batista Peçanha

HISTÓRICO:


O Terno de Congo Real surgiu como uma manifestação cultural em 1987, graças aos esforços do Sr. João Luiz da Silva, conhecido como “João da Badia”, e sua esposa Marina Eurípedes de Oliveira, que infelizmente já faleceu. Desde sua juventude, João da Abadia era um participante ativo nas festividades do Congado, atuando como dançarino em um terreno de Moçambique. Sua paixão pela cultura popular o levou a se envolver em outras manifestações culturais, e ele se tornou líder de um grupo de Folia de Reis, mantendo-o ativo por incríveis 54 anos.

Integrantes do Terno Congo Real. Ituiutaba. S/d.

A inspiração para a criação do Terno de Congo Real surgiu durante uma viagem à cidade de Luz, em Minas Gerais. Foi lá que João da Badia se encantou com as cores usadas pelo terno da cidade de Luz, particularmente a cor “amarelo”, que remete ao ouro. Essa cor se tornou predominante nas vestimentas do Terno de Congo Real, e também influenciou na escolha do nome para o grupo.

Integrantes do Terno Congo Real. Ituiutaba, s/d.

Assim, o terno recebeu o nome “Real” em parte devido à elegância e significado associados à cor amarela, que simboliza a riqueza e o esplendor da cultura Congo e da tradição em que ele se inspirou.

Integrante do Terno Congo Real. Ituiutaba. Instagram Congo Real. 28/05/24

Cores: amarelo, branco e verde.


CITAÇÃO:


Significado: Segundo João da Abadia, o nome do grupo é Real porque o amarelo lembra o ouro, o ouro lembra riqueza; riqueza e ouro presentes em locais importantes, nas casas nobres dos reis, da realeza, daqueles que possuem sangue Real.


Quartel: Rua segunda, n° 1174 – Natal (barracão do Congo Real)


Cores: Rosa, branco e amarelo.


Responsável pelo terno: Maria Abadia


Matriarca: Maria Lúcia


REFERÊNCIAS:


Abrão, Maysa. “Cultura, Identidade e Religiosidade: O Congado da cidade de Ituiutaba – MG por Fernanda Domingos Naves – Maysa Abrão”. Maysa Abrão – Blog da Maysa Abrão , 28 de abril de 2017, disponivel em: https://www.maysabrao.com.br/cultura-identidade-e-religiosidade-o-congado-da-cidade-de-ituiutaba-mg-por- fernanda-domingos-naves/. acesso em 12 mai. 2023.


RAFAEL, Luana Regina Mendes. Os Festejos De São Benedito Em Ituiutaba: uma janela em movimento. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação) – Curso de Bacharelado em História, Universidade Federal de Uberlândia. 2014.


RAFAEL, Luana Regina Mendes. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Ritmos e cores do catolismo negro em ituiutaba: as territorialidades da Festa de Congada entre 1950 e o tempo presente. Ituiutaba: Barlavento, 2019.


SANTOS, R. A. O Congado Vive em Mim: um estudo sobre a etnomatemática presente nas manifestações culturais afro-brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Uberlândia. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28639/3/CongadoViveEm.pdf. Acesso em: 12 mai. 2023.


SILVA, Renata Nogueira da. Irmandades Negras, Reconhecimento e Cidadania. Curitiba: Appris, 2016.

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