Por: Solange Palazzi
HISTÓRICO:
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto, teve seu Livro de Compromisso (estatutos) aprovado em 1715. Era efetivamente uma organização de Homens Pretos, ainda que pudessem entrar pessoas de qualquer cor. Trazendo as particularidades desta modalidade de Irmandade, o capítulo segundo determina: “haverá nesta Irmandade um Rei e uma Rainha, ambos pretos, de qualquer nação”, eleitos pela mesa, assim como os Juízes de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santo Antônio de Catigerona e Santo Elesbão, santos negro, que junto com Santa Helena e Nossa Senhora Mãe dos Homens, compõem os altares laterais da Igreja. Suas festividades aconteciam de 1 a 6 de janeiro, com atos religiosos, procissões e cortejos quando todos eram revestidos com opa branca, trazendo a juizada, a corte e reinado debaixo do pálio.

Fotografia: Augusto Carlos da Silva Telles. Acervo: Instituto Moreira Salles
Foi uma organização ousada, que edificou um templo elíptico em toda a sua composição. Não há informações sobre o projeto e o início das obras do templo atual, mas nele trabalhou João Carvalhaes, Manoel Francisco de Araújo, José Ribeiro Carvalhaes, dentre outros. Destacamos, também os pintores Manoel Ribeiro Rosa e José Gervázio de Souza Lobo, pela excepcional qualidade de suas obras pictóricas, em especial os quatro evangelistas que se encontram na sacristia.
A Igreja foi inscrita no Livro de Tombo das Belas Artes do Brasil em 1985 e o Reinado da Irmandades foi declarado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais em 2024.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Largo do Rosário, s/n. Bairro Rosário| Ouro Preto| MG| Cep 35404-080
Horário de visitação – Terça a sábado 13h30 às 16h30
REFEÊNCIAS:
Igreja N. S. Rosário dos Homens Pretos – Ouro Preto – MG – Década de 1970. Fotografia: Augusto Carlos da Silva Telles. Acervo: Instituto Moreira Salles – https://acervos.ims.com.br/portals/#/search?filtersStateId=10
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto. Livro de Compromisso de 1715 (Manuscrito) Acervo do Arquivo Histórico da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Igreja de Nossa Senhora do Rosário. In: https://www.ipatrimonio.org/ouro-preto-igreja-de-nossa-senhora-do-rosario. Acesso em 15/11/2024.
RUAS, Eponina. Ouro Preto – Sua História, Seus Templos e Monumentos. Edição do Autor. 1958