HISTÓRICO:
Ainda que o movimento comunitário Unibairros tenha tido sua formação em 19 de outubro de 1980 em um encontro de jovens promovido na chácara dos padres Dominicanos, no bairro São Pedro, aqui o situaremos a partir de 1981, em razão do início da atuação do Grupo Negro dentro da organização. O grupo negro do movimento teve sua primeira reunião em 11 de abril de 1981, propondo uma organização entorno da “dupla opressão” do sujeito negro, em decorrência da classe social e da cor da pele.
O movimento atuou levando as reivindicações populares junto ao poder executivo municipal e, fazendo a crítica a sociedade capitalista antidemocrática. Por reunir naquele momento jovens dos bairros Olavo Costa, Floresta, Santa Cândida, Linhares, São Benedito, Vila Ideal, São Pedro e Vitorino Braga, o grupo era subdividido também em várias frentes de atuação: grupo de Teatro, grupo de Mulheres, grupo de Estudos Políticos e o Grupo Negro.
Rua Vitorino Braga| 126b | Juiz de Fora | MG|
REFERÊNCIAS:
LOPES, Vanessa Ferreira. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1978-2010): dos processos de consciência às organizações coletivas por direitos. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p.189. 2024.
Vanessa Ferreira Lopes (2020; 2024), Christina Ferraz Musse, Dalmir Francisco (1987).
Fontes primárias: jornais.