Verbete: Terno de Moçambique Águia Branca

Por: Natália Batista Peçanha

HISTÓRICO:


O Terno de Moçambique Águia Branca teve sua origem no ano de 1994, quando os irmãos Maurício Prudêncio de Souza (falecido), Maurílio do Nascimento de Souza (Nilo) e Eurípedes Francisco Pereira (Pipa) decidiram concretizar um antigo desejo de família, com o apoio de sua mãe, Rosária Esperança de Souza. Essa iniciativa foi um tributo ao seu avô, o senhor Agenor Prudencio do Nascimento.

O nome do terno, de acordo com o capitão Maurílio, tem raízes na devoção ao Orixá Caboclo Águia Branca.

Integrante com o estantarte do Terno Moçambique Águia Branca. Ituiutaba. Crédito: Antônio de Oliveira Júnior, 2023.

Cor: Azul, branco e rosa.

REFERÊNCIAS:


Abrão, Maysa. “Cultura, Identidade e Religiosidade: O Congado da cidade de Ituiutaba – MG por Fernanda Domingos Naves – Maysa Abrão”. Maysa Abrão – Blog da Maysa Abrão , 28 de abril de 2017, disponivel em: https://www.maysabrao.com.br/cultura-identidade-e-religiosidade-o-congado-da-cidade-de-ituiutaba-mg-por- fernanda-domingos-naves/. acesso em 12 maio 2023.


RAFAEL, Luana Regina Mendes. Os Festejos De São Benedito Em Ituiutaba: uma janela em movimento. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação) – Curso de Bacharelado em História, Universidade Federal de Uberlândia. 2014.


A origem desse termo é fruto do esforço do senhor Demétrio Silva
RAFAEL, Luana Regina Mendes. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Ritmos e cores do catolismo negro em ituiutaba: as terriorialidades da Festa de Congada entre 1950 e o tempo presente. Ituiutaba: Barlavento, 2019.


SILVA, Renata Nogueira da. Irmandades Negras, Reconhecimento e Cidadania. Curitiba: Appris, 2016.

Acessar o conteúdo