Verbete: Templo Irossun Ajê – Ilê Orixá Emilá

Por: Rhonnel Américo Silva


HISTÓRICO:


O templo foi inaugurado em 2007 pelo sacerdote Rhonnel Américo Silva, natural de Três Corações e que teve sua tia, Maria Aparecida da Silva, conhecida como dona Maria que benze, como incentivadora para que iniciasse aos 13 anos na umbanda em seu templo – templo do Caboclo Flecheiro. Aos 16 anos o sacerdote se iniciou no candomblé da Nação Ketu-Nagô sob os cuidados da senhora Iracema D’obaluaiye, sacerdotisa dirigente do templo Ilê Orixá Ijidã em Brasília. Em 2000 Fátòlá entra em contato com o culto à Orunmilá – Ifá, e, em 2014 viaja à Nigéria para completar seus ritos iniciais nesse culto, com os cuidados de Babá Kola e sua comunidade. O que faz com que a partir de então o templo de fato tenha suas práticas reafricanizadas. Unindo as tradições espirituais familiares aos novos conhecimentos africanos, Babá Fátòlá passa carinhosamente a denominar suas práticas de “Iorumbanda”

Templo Irossun Ajê – Ilê Orixá Emilá. Três Corações/MG, 2025. Foto: Frederico Lopes.

O templo partiu da disponibilidade e desejo de dr. Adair Ribeiro em receber nas suas terras da área rural a construção inicialmente de um pequeno espaço para louvar as entidades de umbanda e os orixás, sob a orientação espiritual da entidade Zé Mulatinho de Rhonnel Américo Silva.

Babá Fátòlá Rhonnel Américo Silva explicando sobre os símbolos da bandeira do Templo Irossun Ajê – Ilê Orixá Emilá durante o II Seminário Passados Presentes em Minas Gerais em Três Corações, 2025. Foto: Danilo Ferretti.

O sacerdote africano quem orienta as práticas religiosas desde 2008 é o Arabá (chefe dos babalawos) de Ijero no estado de Ekiti (Nigéria) – Babá Bamikole Ojo Kolawole “Babá Kola” – nome carinho pelo qual é conhecido pela comunidade religiosa. O templo tem como divindades tutelares: Xangô e Orunmilá e passou gradativamente por um processo de africanização e são cultuados diversos orixás como: Olokun, Oxum, Yemonjá, Oyá, Ogun, Obatalá, Egungun, Egbe Orun, etc. Além das várias divindades da Umbanda trazidas como tradição família pelo sacerdote dirigente, quem vem de uma família de práticas nesse seguimento.

O templo atende filhos de todo Brasil e do exterior, não somente no intuito espiritual, mas também com a função de divulgar a importância das religiões de matriz africana e afro-brasileiras e também do culto a orumilá ifá e da religião tradicional yourubá. O templo localiza-se na zona rural de Três Corações.

Templo Irossun Ajê – Ilê Orixá Emilá. Três Corações/MG, 2025. Foto: Frederico Lopes.
Encerramento do II Seminário Passados Presentes em Minas Gerais no Templo Irossun Ajê – Ilê Orixá Emilá em Três Corações, 2025. Foto: Frederico Lopes.

Acessar o conteúdo