Verbete: Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora

Por: Vanessa Ferreira Lopes


HISTÓRICO:


O PT foi criado no dia 10 de fevereiro de 1980, e no mesmo ano foi solidificado em Juiz de Fora. Faz-se necessário ressaltar que boa parte das lideranças que fundaram o Partido dos Trabalhadores em Juiz de Fora eram também lideranças do movimento negro na cidade. Ivan Barbosa; Primeiro presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juiz de Fora

Gabriela Santana Crochet: primeira candidata a vice-prefeita nas eleições de 1982. Professora, membro do  Núcleo Petista de Santa Luzia, do grupo Fé e Política, da Ação Operária Católica (ACO), Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC). 

Natanael Amaral: primeiro vereador eleito do partido, liderança comunitária e ligado ao movimento popular da Igreja Católica. 

José Geraldo Azarias:  membro fundador do PT na cidade, foi também um dos fundadores do Centro de Referência da Cultura Negra (CERNE).

Jorge Lima:  Foi um dos fundadores do PT na cidade, candidato a prefeito nas eleições municipais de 1988, junto com a base da igreja, comunidades eclesiais de base. 

Paulo Azarias: membro fundador do partido e do Movimento Negro Unificado-JF

Martvs das Chagas: foi diretor do PT municipal e candidato a vice-prefeito duas vezes. Em 2001 foi eleito Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT. 


REFERÊNCIAS:


LOPES, Vanessa Ferreira. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1978-2010): dos processos de consciência às organizações coletivas por direitos. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p.189. 2024.

Acessar o conteúdo