Verbete: Centro de Referência da Cultura Negra – CERNE

Por: Vanessa Ferreira Lopes


HISTÓRICO:


O CERNE foi criado em 21 de maio de 1998, tendo atuação incisiva de José Geraldo Azarias (Zaca), Paulo César Mariano, Cirene Candanda, Martvs das Chagas, Maria Alice, Gilmara Mariosa. Registrado como entidade sem fins lucrativos, o CERNE tinha como objetivo, assinalado em seu estatuto, o combate ao racismo, o estímulo a autoestima da população negra, e o fomento de pesquisas e estudos das formas culturais, musicais e religiosas do povo negro, almejando ser um espaço e uma entidade de referência da cultura negra na cidade. A instituição era gerida de forma voluntária por todos os colaboradores, que provinham de áreas de formação diversas, – psicólogos, professores, cientistas sociais, assistentes sociais, profissionais da saúde etc.

O seu surgimento esteve atrelado ao pré-vestibular de negros e carentes na cidade. 

A organização implementou o “SOS racismo”, núcleo multiprofissional integrado por advogados, psicólogos e assistentes sociais para atender vítimas de racismo. A entidade participou ativamente na elaboração do Plano Municipal de Saúde da População Negra.


Sede: Rua Vitar Maria Oliveira | 918| Santa Paula| Juiz de Fora


REFERÊNCIAS:


LOPES, Vanessa Ferreira. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1978-2010): dos processos de consciência às organizações coletivas por direitos. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p.189. 2024.

Acessar o conteúdo