Verbete: Associação Cultural Quilombo dos Palmares 

Por: Vanessa Ferreira Lopes


HISTÓRICO:


Conhecida como “a primeira organização a discutir raça e racismo na cidade de Juiz de Fora/MG”, tendo surgido no mesmo ano da formação do Movimento Negro Unificado, em São Paulo (1978). A Associação Cultural Quilombo dos Palmares foi idealizada por Wilson Inácio de Novaes, tendo sua sede localizada no bairro do Monte Castelo, na própria casa do fundador. A organização atuou de forma incisiva no letramento racial e formação política de diversas lideranças negras da cidade, para além das denúncias de casos de racismo na cidade. Uma das ações importantes promovida pela Associação foi o evento anual “Festa de Preto-Velho”, entre 1984 e 2007, localizado no Parque Natural da Lajinha (um dos cartões postais da cidade). A festa, que durou 23 anos, objetivava dar visibilidade à Umbanda em Juiz de Fora e região.


CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO:


Atualmente, por se tratar somente de um endereço residencial, o número do imóvel será resguardado. Desse modo, as possibilidades de visitação se limitam somente a rua que endereçou a associação, se mantendo como um símbolo de preservação da mémoria de suas constribuiçoes para a comunidade e para o movimento negro da cidade.


R. dos Palmares | Monte Castelo | Juiz de Fora, MG | 36081-030 |


REFERÊNCIAS:


LOPES, Vanessa Ferreira. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1978-2010): dos processos de consciência às organizações coletivas por direitos. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p.189. 2024.

Acessar o conteúdo