HISTÓRICO:
Grupo Congo Raízes de São Benedito fez sua primeira apresentação em 2022, marcando o início de sua trajetória. A idealização desse grupo partiu de João Antônio e Jackeline Aparecida, ambos provenientes de famílias tradicionais ligadas ao congado. Com o apoio de familiares e amigos, o grupo foi formado, mantendo uma ênfase na preservação das características tradicionais em relação aos instrumentos utilizados.

Além disso, o Grupo Congo Raízes de São Benedito optou por revigorar a tradição das fitas coloridas de cetim em suas vestimentas, incorporando esse elemento icônico em seus trajes para honrar a rica herança cultural do congado.
Cor: Laranja e marrom
Significado: […] utilizamos as cores laranja e marrom né, são as cores do nosso grupo. Conversando com um tio, que agora está em outro plano, mas sempre está com a gente, o tio Moisés, da cidade de Uberaba, das muitas vezes que tivemos o privilégio de conversar, falou: “Tem uma raiz laranja, isso está ligado à natureza”.
Matriarca: Jakeline Aparecida Silva Alves
Quartel: R: Carlos Drummond de Andrade |n° 144| Carlos Dia Leite
REFERÊNCIAS:
Associação BAOBÁ. Site. Disponível em: <https://www.associacaobaoba.com/?fbclid=PAAaYFt83tZ57HpVD0L6FYrCuhuJRReOvmXp_HUXf9fYD0TJMxYEz3fLeG4hw>. Acesso em 28 de Setembro de 2025.
Congo Raízes de São Benetido. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/raizes_de_sao_benedito21/>. Acesso em 28 de Setembto de 2025.