Verbete: Catupé Capão de Ouro

Por: Natália Batista Peçanha

HISTÓRICO:


O Terno Catupé Capão de Ouro foi fundado em 2018 pela Senhora Maria Aparecida Luiza Cândido. O nome escolhido para o terno carrega um significado profundo: ele representa os negros que historicamente trabalharam na extração de ouro na região do Tijuco. A palavra “Capão” faz referência a uma vasta área de mato ou cerrado, enquanto “Ouro” remete ao metal precioso que era procurado nessas terras.

Integrantes do Catupé Capão de Ouro. Ituiutaba. Natália Peçanha. S/d.

O terno “Catupé” representa uma dança ritmada, muitas vezes realizada como preparação para a guerra. Portanto, o nome do terno sugere uma conexão com a tradição da dança e a herança cultural dos afrodescendentes que estariam envolvidos na busca pelo ouro, criando assim uma rica associação histórica e cultural.

Cores: Marrom, azul,  verde e dourado

Significado: O marrom, que representa as vestes de São Benedito; o azul, representando o manto de Nossa Senhora do Rosário; o verde, que simboliza as matas que os negros desbravaram; e o dourado, representando o ouro extraído pelos negros.
As cores do grupo são marrom, azul, verde e dourado. Como pode se destacar os grupos de congado são caracterizados pelas cores e pelos menos na questão da caixaria, dos capitães, essas cores se mantêm meio que sem modificações. No Catupé Capão de Ouro, é camisa e calça social, sapatos brancos, faixas cruzadas nos caixeiros no qual a faixa azul representa a Nossa Senhora do Rosário e a faixa marrom representando São Benedito, temos também a coroa com várias cores apresentando o verde e o dourado. Já as meninas do estandarte e as madrinhas elas decidem o modelo a cada ano, mas sempre mantendo a questão das cores da vegetação.

Matriarca: Leamar Cândido


Quartel: Av. Dom Alexandre| n° 104| Alcides Junqueira


REFERÊNCIAS:


RAFAEL, Luana Regina Mendes. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Ritmos e cores do catolismo negro em ituiutaba: as terriorialidades da Festa de Congada entre 1950 e o tempo presente. Ituiutaba: Barlavento, 2019.


SILVA, Renata Nogueira da. Irmandades Negras, Reconhecimento e Cidadania. Curitiba: Appris, 2016.


Catupé Capão de Ouro. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/catupecapaodeouro/>. Acesso em 27 de Setembro de 2025.

Acessar o conteúdo