HISTÓRICO:
No dia 13 de maio de 1957, um marco significativo foi estabelecido com a fundação da Irmandade de São Benedito, conforme documentado na Ata de Fundação, que está registrada no Livro 01, página 01 do Livro de Atas da mencionada Irmandade. Esse evento importante também foi oficializado através de um registro em cartório, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais em 16 de abril de 1964. Posteriormente, o estatuto da Irmandade passou por uma reformulação em 22 de março de 1990.

A partir de 1957, sob a sugestão do Padre João Avi, as festividades da Irmandade passaram a ser realizadas no dia 13 de maio ou no domingo mais próximo a essa data. Essa escolha se deve ao fato de que o dia 13 de maio é emblemático como a data da “abolição da escravatura negra” no Brasil, e também como uma forma de prestar homenagem ao glorioso São Benedito. Essa decisão foi tomada considerando que o mês de novembro já contemplava diversas festividades religiosas na paróquia, tornando o mês de maio mais apropriado para celebrar a devoção a São Benedito.
Rua 32| nº 2007| Centro| Ituiutaba/MG | Paróquia de São Benedito|
REFERÊNCIAS:
RAFAEL, Luana Regina Mendes. Os Festejos De São Benedito Em Ituiutaba: uma janela em movimento. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação) – Curso de Bacharelado em História, Universidade Federal de Uberlândia. 2014.
RAFAEL, Luana Regina Mendes. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Ritmos e cores do catolismo negro em ituiutaba: as terriorialidades da Festa de Congada entre 1950 e o tempo presente. Ituiutaba: Barlavento, 2019.
SILVA, Renata Nogueira da. Irmandades Negras, Reconhecimento e Cidadania. Curitiba: Appris, 2016.