Por: Simone de Assis
HISTÓRICO:
“Viva a Mãe África, onde tudo começou!” Essa saudação é comumente entoada por participantes do Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da Família Gato, em Cambuquira-MG, nos rituais e orações de abertura das expressões sagradas do grupo.
Novembro de 2023. Acervo do grupo. Autoria: Aline Guerra. Instagram: @dancarinass_doss_gatoss
O guardião ancestral e Capitão Toninho Gato, explicou a conexão do patrimônio cultural e religioso com a região do antigo continente africano: “O Congado vem do Congo, tempo do Império. A dança africana veio para o Brasil. (…) Formaram o Congado para homenagear a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Elesbão e São Gonçalo.” Nesse sentido, o grupo objetiva e se organiza para garantir a “sobrevivência, desenvolvimento e valorização da cultura tradicional da Festa e do Reinado de São Benedito”, de acordo com o Artigo 4º, no Capítulo II do estatuto do terno. A memória coletiva dos reinadeiros traz a dimensão de que, a festa do Congo em Cambuquira teria por volta de 115 anos de existência, ou mais. Pois conforme os dançantes que herdaram este modo de vida de seus pais, avós e comunidade, o Reinado é anterior à emancipação do território cambuquirense, em 1909.
Novembro de 2023. Acervo do grupo. Autoria: Aline Guerra. Instagram: @dancarinass_doss_gatoss
O registro cartorial e estatutário da Congada da família Gato, no entanto, ocorreu de maneira posterior, entre os anos de 1983 e 1984. O documento registra os compromissos de ações afirmativas antirracistas, devocionais e sociais do grupo, uma vez que, “destina-se a manter viva a tradição dos homens de cor de Minas Gerais e do Brasil, promovendo a devoção e os festejos em Cambuquira, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e prestar benefícios aos necessitados”, segundo o Artigo 2º do Capítulo I.
em Cambuquira-MG. Novembro de 2023. Acervo do grupo. Autoria: Aline Guerra.
Desse modo, desenvolve um ciclo cosmológico que ocorre entre os meses de abril a novembro. Todavia, os eventos públicos de maior visibilidade acontecem em outubro na festa do Rosário e em novembro na festa das Congadas. Atualmente o terno conta com mais de sessenta participantes, o Capitão é o Sr. João, mais conhecido como Sô Caixa, o Rei Congo é o jovem Leandro Custódio e a responsável pelo secretariado e relações públicas é Sirlei Rodrigues.
Instagram: @dancarinass_doss_gatoss
CITAÇÃO:
1- “Viva a Mãe África, onde tudo começou!” 2- “O Congado vem do Congo, tempo do Império. A dança africana veio para o Brasil. (…) Formaram o Congado para homenagear a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Elesbão e São Gonçalo.” Entrevista concedida por Antônio Lourenço (Toninho Gato) a Rejany Carvalho Lemes, em Cambuquira-MG, em 24/03/2009. Conferir LEMES. Rejany Carvalho. O Congado em Cambuquira: devocionais de música e dança. 2011. Dissertação (Mestrado). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR. Três Corações/MG. P.76. 3- “sobrevivência, desenvolvimento e valorização da cultura tradicional da Festa e do Reinado de São Benedito”. 4- “destina-se a manter viva a tradição dos homens de cor de Minas Gerais e do Brasil, promovendo a devoção e os festejos em Cambuquira, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e prestar benefícios aos necessitados”.
COMO CHEGAR:
Rua Dom Silvério | 367 | Lavra | Cambuquira, MG | 37420-000 | Brasil |
CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO:
Trilha dos saberes do Rosário e São Benedito em Cambuquira-MG. Na perspectiva de conhecer as sedes e os detentores culturais do patrimônio congadeiro cambuquirense.
REFERÊNCIAS:
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Centauro, 2006.
LEMES. Rejany Carvalho. O Congado em Cambuquira: devocionais de música e dança. 2011. Dissertação (Mestrado). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR. Três Corações/MG. P.76.
TERNO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO, Estatuto. 1984. Livro 01, p.02. APUD LEMES. Rejany Carvalho. O Congado em Cambuquira: devocionais de música e dança. 2011. Dissertação (Mestrado). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR. Três Corações/MG. P.124.